quinta-feira, 12 de maio de 2016

SILICONE: principais dúvidas

Gente,

posso ser sincera? Ai que medo que eu estou em colocar essa prótese mamária... ou melhor, não é medo... mas aquela insegurança de resultado como eu também sentia antes de fazer minha lipo, sabe? Acho que é mega hiper normal ficar assim. Mas eu tinha esquecido dessa ansiedade louca pré operatória! Estou igualzinho a vocês pesquisando e fazendo perguntas em outros blogs que falam de silicone!
Olhe como é a vida, né? hehehe


Então... como já estou pensando no lado de vocês também, eu enviei algumas perguntinhas básicas para meu médido, Dr. Yuri, falando que era para nosso blog e ele topou me responder gentilmente!
Eu tenho milhões de dúvidas ainda... mas acho que são mais por ansiedade do que por não saber a resposta mesmo... e você? Também está assim? Ou também esteve?

Vamos lá:


01 - Todas as mulheres podem colocar silicone? Existe alguma contra indicação para a colocação de prótese mamária?
Toda mulher com condições pré operatórias adequadas que não possuem doenças limitantes para se submeter ao procedimento pode sim realizar mamoplastia de aumento. 


02 - É verdade que a prótese precisa ser trocada a cada 10 anos?
Antigamente, quando se iniciou a produção de próteses, a industria recomendava  a troca obrigatória de 10 em 10 anos. Atualmente, com a evolução das novas próteses, não existe mais prazo para troca. A troca pode ocorrer em caso de retração capsular e ou em raros casos rejeição.


03 -  O que devo levar em consideração ao escolher (ou concordar) sobre qual prótese o medico me indicar?
Voce deve levar em consideração se seu médico está usando prótese que já está consolidada no mercado. Pesquise na internet sobre ela.

04 - Como devo escolher qual formato e qual tamanho de prótese devo colocar?
O formato e o tamanho da prótese deve ficar a cargo de seu médico. Sua obrigação como paciente é explicitar seus anseios. Se voce estiver com um bom médico certamente ele vai entender e procurar realizar o procedimento com o resultado mais próximo do seu objetivo.


 05 - Quais são as opções de como a prótese será colocada? Qual a melhor opção?
Cada profissional tem suas peculiaridades e a via de acesso deve ser indicada em cada caso.E ser bem avaliada pelo bom profissional que executa.


 06 - Há alguma melhor opção para que a cicatriz fique o menos percepctvel possível?
A boa cicatriz depende, primeiramente, de uma boa técnica de fechamento dos planos cirurgicos, incisões bem indicadas e por consequência, de cuidados pós operatórios do paciente.


07 - "Quero que meus seios fiquem iguais aos da minha amiga" - isso é possivel? O que eu devo levar em consideração ao desejar um resultado igual ao de alguém?
Primeiro, depende das caracteristicas de cor, pele e formato da mama de sua amiga e as suas características. E se é somente o implante ou tem indicação de mastopexia (cortar sua mama). Segundo, tenha muito cuidado em avaliar por que o que é bonito em sua amiga não necessariamente vai ficar bonito em você. O bom profissional deve avaliar o paciente como um todo e explicar de forma honesta e clara o que pode ser feito.


08 - É uma cirurgia considerada simples ou complicada?

Qualquer procedimento cirurgico tem seus riscos associados. Mas seguindo todo o protocolo o risco é muito baixo.


09 - Qual tipo de anestesia é usada?
A anestesia depende do caso e do profissional que irá fazer. Mas pode ser por peridural, geral e ou até sedação com anestesia local, que acho arriscado.


10 - É uma cirurgia com o pós operatorio muito dolorido?
Só o implante de prótese é uma cirurgia super tranquila quanto a dor. Principalmente se a prótese for no plano sub-glandular (em cima do músculo).

11 - Preciso passar a noite no hospital/clínica ou posso ir embora no mesmo dia?
Quanto ao periodo de internação deve-se respeitar a orientação de cada profissional. Normalmente, se operação ocorrer pela manha, pode ir para casa no final da tarde. Mas para maior precaução, é melhor ir no outro dia pela manhã.


12 - Preciso voltar ao médico pra fazer troca de curativo depois de alguns dias?
Isso depende de cada orientação e conduta médica.


13 - Quanto tempo preciso para voltar a dirigir e a levantar os braços para atividades normais como lavar a cabeça?
Depende do tipo de cirurgia. Se for somente o implante você poderá estar liberada dentro de alguns dias. Mas se for mastopexia (corte na mama) o prazo é maior e deve respeitar a orientação de cada profissional.


14 - Quanto tempo preciso usar o sutiã indicado pelo médico?
Varia de 1 até 3 meses. Cada médico tem uma conduta.


15 - Depois de quanto tempo eu vou poder me sentir segura o bastante para usar roupas sem sutiã no dia a dia e sem precisar sentir aquele receio de que o peito "está pesando"?
Isso depende do tipo de cirurgia e da evoulução de cada organismo.

16 - Depois de quanto tempo poderei retornar as atividades fisicas?

Se for somente o implante de prótese pode voltar normalmente com 30 dias. Devendo respeitar a orientação de cada profissional.


17 - Por esticar a pele, vou ter estrias? E o que devo usar antes e depois da cirurgia para evitá-las?
O risco de estrias pode acontecer sim. E nao é culpa do médico.Dependerá mais de sua constituição de pele. Podem ser usados alguns cremes e óleos para a hidratação da pele e como forma de prevenir o aparecimento das estrias. Mas o principal é torcer para você ter uma pele boa. Porque boa parte do aparecimento ou não das estrias dependerá de sua genética. Lógico que quanto maior o implante maior será o risco de estrias.


18 - Quais são as complicações mais comuns que podem acontecer quando se coloca o silicone?
Depende do tipo de complicações se imediatas ou tardias. As imediatas são seromas e hematomas. As tardias são retração capsular ou rejeição. Apesar de existirem o indice é considerado baixo.


19 - Silicone antes ou depois de ter filho? A prótese mamária pode atrapalhar na amamentação?
Não existem estudos que comprovem que o uso de implante mamário comprometa a amamentação, independente do plano (acima ou abaixo do músculo). Isso por que as glândulas mamárias se mantêm mesmo após o implante. Mas você deve ter em mente que pode estar nos 30% das mulheres que não produzem leite. Mas se atentar que isso acontecerá independente de cirurgia ou não.


20 - Depois da amamentação, o seio com silicone tem alguma tendência a ter uma queda maior do que um seio sem silicone?
Óbvio que quanto maior o peso, maior é a chance de ptose (queda). Mesmo sendo maior essa chance, creio que não é tão significativa a ponto de você protelar em realizar seu desejo de por sua prótese.

21 - A prótese pode causar ou atrapalhar o diagnóstico de cancêr de mama?
O bom profissional deve pedir exames de rastreamento prévio à cirurgia como mamografia, Ultra Som das mamas, raio-X do tóraz e etc. Com esses exames em mãos, ele poderá avaliar se há alguma alteração na saúde da paciente. Estando tudo certo, ele poderá operar com segurança. É importante lembrar ás pacientes que guardem todos esses exames realizados antes da colocação da prótese. Justamente para após a cirurgia a paciente ter parâmetro de acompanhamento pelos profissionais de saúde.Mas não há indícios de que a prótese cause ou aumente o índice de um cancêr.



E aí?? Alguma outra pergunta pendente? Espero ter ajudado vocês a ficarem mais tranquilas, assim como eu fiquei!

Beijos!

4 comentários:

  1. Oi estou acompanhando vc desde que decidi fazer minha cirurgia kkk redução de mama e lipoescultura. Obrigado por compartilhar acompanhar vc me deixou mais confiante. Quero mandar antes e depois, como faço isso reservadamente sem rosto por favor?

    ResponderExcluir
  2. Olá, me chamo Letícia e estou procurando algum meio de contata-la (email, telefone...) mas aqui até o momento é o único que encontrei.
    Gostaria de saber, se você se localiza em São Paulo, pois estou a procura de indicações de clínicas para lipoaspiração aqui. Conheço as mais famosas, mas gostaria de uma indicação de alguém que realmente já passou pelo procedimento.
    Adorei seu blog, me respondeu dúvidas que tinha já algum tempo.
    Espero que seja daqui, kkkkk.
    Caso não, saberia me indicar alguém aqui da região que já tenha feito o procedimento e possa me indicar uma clínica confiável?


    Desde já, muito obrigada \o/
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber tbm, to pesquisando! Beijos

      Excluir
    2. Também gostaria de indicações para lipoaspiração em SP, já pesquisei bastante pelo google e face, mas mesmo assim sempre bate aquela incerteza por não conhecer alguém que de fato tenha feito.

      Excluir