domingo, 23 de junho de 2013

A cirurgia para a retirada das pedras e da vesícula

Feitos todos os exames de sangue, visita ao anestesista, risco cirúrgico com o cardiologista, fui marcar minha cirurgia.

Realizei em Belo Horizonte, em um grande hospital particular.

Chegando pela manhã, minha cirurgia estava marcada para as 07:00 horas. Como moro cerca de 50 km de Belo Horizonte e pegamos muito trânsito nesse horário, cheguei ao hospital pouco depois das 06:00 hrs.
Embora estivesse marcado, só fui entrar no quarto lá pelas 11:00 hrs. Fiquei esperando no saguão do hospital sem poder questionar muita coisa.
Depois de muito esperar fui encaminhada ao quarto onde eu ficaria sozinha quando voltasse da sala de cirurgia. O quarto era bem grande, bem mobiliado, novo e me senti como em um quarto de hotel (me passou conforto e uma sensação de que eu iria ficar bem acomodada) e me passou na cabeça como seria com quem não tem condições de pagar por um plano de saúde e depende daqueles hospitais públicos onde nem maca direito tem para deitar (até por que eu passei por isso quando precisei ser internada na Bahia, logo, passei por apertos como qualquer cidadão brasileiro e pude senti na pele  como nos sentimos (e somos) largados.. mas... não é sobre queixas políticas o objetivo do blog..então, vamos mudar de assunto..rs)

Mesmo com toda a demora inicial, pediram que eu vestisse a camisola de internação e que eu subisse para o bloco cirúrgico. E que minha mãe poderia me acompanhar até lá. De 11:00 hrs, fiquei esperando até cerca das 13:00 hrs da tarde! O que eu já estava passando mal devido ao período muito longo de jejum e de ansiedade! Reclamava, mas o que eu ouvia era que tinha tido atraso no bloco cirúrgico e que deveria aguardar. E foi o que eu fiz, né? Se passaram mais alguns minutos e pude entrar... mais nervosa do que tudo.. por que juntou fome, ansiedade, raiva pela demora, medo de cirurgia, medo de ficar sozinha, medo de doer.. de tudo! Mas entrei!

Na sala (gelada pelo ar condicionado) tentei me enturmar com os médicos (se eles gostassem de mim, eles me tratariam melhor? com mais carinho??? rsrs ... não sei! Mas essa foi minha intenção em puxar conversa kkk)
E descobri que o anestesista era amigo de um ex-namorado meu (o que fez toda diferença, acredite! vou contando a história).
Conversa vai e vem, esse meu novo amigo anestesista me sedou e não vi mais nada!

O que sei é que minha cirurgia foi por vídeo, o que resultou em 04 "buraquinhos" na minha barriga (ao contrário do método antigo que era um corte bem grande). Como mostra a figura abaixo, a diferença entre as duas:

Foto da esquerda:  a cirurgia por vídeo, onde cânulas com câmeras e com umas "garrinhas" são introduzidas.
Foto da direita: método antigo onde é feito um corte bem grande e sua barriga é aberta, como se fosse uma cesariana (grosseiramente falando, lógico)






Não sei falar quanto tempo durou a cirurgia.
Saindo da sala de cirurgia, fui direto para uma sala de observação, onde fiquei com outros pacientes que estão na mesma situação  e várias enfermeiras ficam circulando o tempo todo. Nessa sala, eles esperam que acordemos bem da anestesia, medem temperaturas, qualidade da respiração entre outros procedimentos que garantem nossa "estabilidade".

O que aconteceu comigo, ao certo, não sei falar! Lembro que, ao acordar da sedação, não conseguia respirar de jeito nenhum (o que me deu um desespero imenso) e sentia uma dor tremenda no meu ombro (sim, no ombro! E eu operei na barriga.. kkk).
Não conseguia falar muito por que estava muito zonza de sedação e sem ar e com muita dor! Uma dor horrorosa! Nessa hora, escutei a voz do meu novo amigo anestesista! E ele veio em minha direção e vendo que eu estava acordada, veio falar comigo! Graças a Deus! Nessa hora tentei falar que não respirava.. e ele chamou mais alguém e colocaram alguma coisa no meu nariz, no meu rosto, um monte de enfermeiras em mim e.... e... e... não lembro! Apaguei!
Depois (não sei quanto tempo) lembro que acordei. A dor continuava mais forte ainda. Respirava um pouco melhor mas voltei a ficar muito nervosa (nunca tinha sentido falta de ar na vida), e comecei a tentar falar, chamar... Vieram mais enfermeiras e fizeram mais alguma coisa em mim (que eu não lembro) e apaguei de novo!

Ao acordar, já estava sendo levada pelos corredores do hospital em direção ao meu quarto.
O sacolejar da maca me fazia sentir muita dor! E eu reclamei isso. Mas eles começaram meio que rir de mim do tipo "minha filha, não tem outro jeito, aguenta aí e cala a boca" rs..
Ao chegar na porta do quarto, sentindo muitaaaa dor, vi minha mãe chegando desesperada e falando "ohhh minha filha!"... lembro que comecei a chorar.. e ela muito nervosa (depois fui saber que eu estava a horas na sala de recuperação e sem muita noticia e quem foi contar o por que eu estava demorando foi meu novo amigo-anestesista!).

Me passaram para a cama do quarto (aquelas elétricas), segurando pelo o lençol. Nessa hora, a dor triplicou! Chorei de novo! Só chorava! Era dor, era falta de ar, era tudo!

Adivinha o que eu comecei a fazer?????? A vomitar!!
Pensa na sensação, sua barriga acabou de ser aberta, você morrendo de dor e começa a ter contrações pra poder fazer vômito! Adivinha como que eu fiquei? Péssima! Parecia que ia morrer! rsrs

Nisso, meu novo-amigo-anestesista-salvador-amado-como-eu-preciso-agradecer-a-ele Chegou!
Viu a cena onde eu chorava e estava toda vomitada (por que foi de repente e minha mãe não teve tempo de pegar nada pra segurar o vômito). A dor era insuportável, o cheiro de remédio, a vontade de fazer xixi, a vontade de fazer cocô! Por que a principal coisa que acontece depois da cirurgia é a diarréia brava!!!
Ele mandou trazer morfina na hora!!!
Santa morfina! Mas não é tão mais santa porque não adiantou muita coisa.. só na hora! Depois de pouco tempo, a dor voltou do mesmo jeito! Foi um alívio breve (válido, mas breve demais pro meu gosto!).

Enfim, ele pediu pra me trocarem e me limparem.
E eu precisava me levantar pra ir ao banheiro! Com toda a urgência do mundo!
Mas a dor de mexer a barriga e fazer a força de contração para poder levantar era muito forte. E ao tentar me levantar um pouco, minha pressão já caiu na hora! Tive que ser segurada por enfermeiras e por minha mãe. Não conseguia me mexer! Estava paralisada de dor, de medo, de pressão baixa e de dor de barriga, de piriri mais forte que já vi na vida!

Depois de muito tentar e chorar de dor, levantei e fui andando tão devagar quanto tartaruga. Parecia tão distante! Consegui me sentar ao vaso. E parecia um alívio sem fim! É uma dor de barriga muito forte.
E quem já passou por isso pode falar a mesma coisa que eu!

Enfim... esse foi meu drama!

Ah.. a parte que me mudou a minha vida pra sempre estava para acontecer!
Foi o seguinte, essa diarreia parece que não acaba nunca e eu sentia muita dor mesmo. E toda hora eu queria levantar. Hora xixi, hora diarreia. Mas era o tempo todo! E como eu estava muito fraca a enfermeira me deu duas opções: ou eu colocava sonda (e fizesse xixi por aquele caninho) ou eu colocava fralda. Pensei logo na parte do caninho sendo colocado e aquilo já era visto como inaceitável. Resolvi aceitar colocar fraldas por que eu não conseguia mais levantar. Não conseguia comer por que fazia vômito e a diarreia fazia com que eu ficasse cada vez com menos força. E com isso, aumentaram o meu soro. Logo, aumentava minha vontade de urinar a cada 5 minutos.

O ato de colocar fraldas vai ficar na minha memória pra sempre. Foi uma cena que eu não me imagina como personagem principal. Ver a enfermeira ensinando minha mãe como colocar, foi muito envergonhoso pra mim. Mas na hora, eu só pensava em não precisar me levantar mais. Assim que colocaram eu fiquei com vontade de fazer e meu irmão estava na hora, do meu lado. A vergonha de todo mundo, o medo de dar aquele cheiro de xixi, o medo de vazar na cama e o a cena na minha cabeça me travava! Lembro da minha mãe falando "solta, esquece que estamos aqui, pensa num cachoeira, relaxa e deixa o xixi sair".
Só consegui fazer quando não aguentava mais segurar.
A sensação foi horrível misturada com um alívio. Parecia que ia vazar na cama toda.
Fiquei com aquela cara de criança quando sabe que fez coisa errada, sabe? rsrs  Mas em poucos minutos fiz o segundo. Aí sim vazou!!! kkkk... Vazou!!
Nossa.. que coisa horrorosa!
Mas não teve jeito, gente! Era muito xixi pra uma vez só! E o detalhe: levantar o quadril para colocar a fralda era como se estivesse abrindo meus pontos! Eu não conseguia mexer pra nada!
Aí tiveram que trocar fralda, lençol ... ahh neim.. que sofrimento! rsrs

Normalmente o paciente que retira a vesícula vai embora no dia seguinte pela manhã. Mas como vocês estão lendo, não tinha a menor possibilidade de eu ir embora no outro dia... esse sofrimento foi assim por mais 2 dias!

Até a hora da alta e ir pra casa... que eu conto em outro post por que esse aqui já tem dor demais! rsrs
Espero que eu não tenha assustado quem está para fazer essa cirurgia. rsrs










  


9 comentários:

  1. Brigada por contar com detalhes sobre a sua lipo! Estou pra fazer uma no culote, coxas, canela...tenho 36 anos e passei a vida incomodada com minha bunda, pernas e quadris. ainda não tem data, mas o seu blog já me ajudou muito!
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi bia!!!
      vale muito a pena a gente fazer aquilo que nos deixa com auto estima abalada!

      Tenho certeza de que Deus vai encaminhar tudo e que logo logo você estará mais bonita ainda! Quando tiver dívidas, entre em contato!
      E vai contando se vc marcar, ok?
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Mas pq vc teve tanta complicação ? A cirurgia de retirada de vesicula costuma ser muito simples e com pouca dor... Eles explicaram se aconteceu algo diferente com vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois eh!! acho que é so comigo que acontece uma coisa dessa rsrs
      eve um medico que disse que eu estava em fase de transicao, de descida do ovulo, sei la... e que por isso que me deu tanta dor assim.
      eu nao entendi nada e nao faco menor ideia se tem algo a ver..so sei que a lipo nem se compara! nao senti nada1
      so ficava tonta quando levantava..

      beijos

      Excluir
  3. MENINA! Ainda bem que não achei seu blog 7 dias atrás! Fiz a retirada de vesícula, e como sou altamente hipocondríaca tenho certeza de que ia surtar!! Mas pra mim foi tranquilo, também tive a dor no peito e no ombro no primeiro dia, mas meu médico recomendou inalações (ele explicou que isso é reação ao CO2 utilizado na cirurgia). Talvez sua reação tenha sido porque não deixaram o ar sair totalmente, será? Que dó! Eu fiquei enjoada também por uns 4 dias, sem comer direito. Mas agora já estou bem. E as cicatrizes? Como ficaram aí? (ainda bem que eu não tive problemas com diarreia, porque fiz todo o procedimento sozinha, e a recuperação também! Mas o xixi, fiquei uns três dias urinando muito, mesmo depois de ter alta, por causa da glicose do soro :// ). E você teve algum problema com alimentação depois? beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk ainda bem entao!!!
      minha cirurgia foi coisa de outro mundo!

      sera que foi por causa disso que sentia tanta dor?? ahh neim! que raiva!!

      mas aqui..... seria que vc nao teve diarréia?????
      to boba! eu quase morri de tanto que eu tive.... emagreci demais com isso! E ficava mais palida do que parece branca!

      mas ainda bem que com voce foi diferente!

      As minhas cicatrizes hoje, estao brancas.. eu acho que estao aparentes sim.. mas nem ligo mais... sofrer pra que? nao tem jeito mesmo!

      E alimentação? Assim... se vou em churrasco e como muita gordura eu tenho diarreia depois... e se como qualquer coisa mais gordurosa tenho vontade de vomitar.. mas nunca vomito.. mas aquela sensacao de vontade e ansia... aí é bom que vc acaba evitando .. e nao come tanta besteira!

      ainda bem que vc teve mais sorte que eu !!

      beijos

      Excluir
  4. Boa tarde pessoal!
    Certamente ainda bem que não Vi esse post antes, kkkkkkkkk.... Mas fiz minha cirurgia há 15 dias, sabia que tinha pedras a pelo menos dois anos, mas o medo, misturado com tudo um pouco não me deixava ir fazer a cirurgia. RS. Tive que fazer as pressas e fe emergência, estava há mais de uma semana com fortes dores, sabia que era minha vesícula dando o ar da graça, kkk... Mas não imaginava que teria que operar de emergência. Minha cirurgia foi um sucesso, muito tranquila. Exceto os medicamentos que me faziam muito mal, por ser de emergência tive que ficar cinco dias no hospital, pois minha vesícula estava muito inflamada, e tinha que tomar antibióticos direto na veia, se fosse a normal, sem estar inflamada teria ido embora não dia seguinte. Mas como fui teimosa tive que ficar no hospital mas tempo. Um conselho que dou pra quem vai fazer a cirurgia, faça o quanto antes. Antes que a vesícula inflame, pois será muito melhor. Não tive diarreia, e nem vomitei. Não conseguia comer a comida do hospital, mas quando cheguei em casa comi como se não houvesse fim a minha fome... Kkkkkk... Não fiz a dieta liquida, mas sempre comi coisas saudáveis, legumes virei fã. Hoje depois de quinze dias estou ótima, e não passo mas mal, não tenho mais dores, independente do que eu coma. Se eu soubesse como seria, faria muito antes, hoje me sinto liberta. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa noite por favor Gostaria de saber vc fez lipo e de visicula ao mesmo tempo? É possivel kkk bem que Gostaria bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber fez retired a de visicula e lipo ao mesmo tempo? Obrigada

    ResponderExcluir