quinta-feira, 13 de julho de 2017

MINHA HISTÓRIA SOBRE A MENOPAUSA PRECOCE

Tudo começou com as minhas tias. Tenho 8 tias (irmãs da minha mãe). Sendo que 3 delas não puderam ter filhos. Uma por menopausa precoce  (com 30 anos), outra com má formação do útero e uma outra que não foi a fundo para saber o que aconteceu com ela. Lembrando que elas descobriram isso há quase 40 anos atras e eram muito humildes. Não tinham dinheiro para exames, médicos e acompanhamento. 

Bom, por terem esse problema, minha mãe sempre teve o medo que eu pudesse vir a ter a mesma coisa. E desde pequena ouço ela falando na minha cabeça que eu tinha que casar e ter filhos cedo, que eu não podia esperar, que eu tinha que correr e blá blá blá... 

Mas a minha vida não foi exatamente como minha mãe imaginava. Não me tornei uma moça que casaria cedo e assumiria uma casa. Estudei e quis viajar o mundo antes de tudo. E com isso, nunca quis casar com os meus namorados. Mas ela não parava de falar na minha orelha.

Com 28 anos, resolvi procurar uma renomada clínica em Belo Horizonte especializada em reprodução humana. Marquei uma consulta e expliquei o caso. Fiz os exames que o medico chamou de "mapa hormonal", onde continha o famoso exame de FSH. O que é esse exame? Eu também não sabia! 

Lembro que levei os resultados.Apreensiva. O doutor então me disse assim:
-  "você quer ter filho? Então você precisa engravidar o quanto antes. De acordo com seus exames, eu te dou até uns 31 ou 32 anos pra engravidar sem problemas. Aí eu te garanto que você poderá ser mãe. Depois dessa idade, eu já não posso garantir." 
 Ele falou desse jeito! Lembro das palavras dele como se fosse agora! 

Aí eu falei:
- "Mas eu não sei se eu vou engravidar. Estou namorando. Mas não sei como vai ser minha vida. Se eu vou casar com ele ou não... se vai dar certo..."

Aí ele disse que eu teria esses anos pra providenciar um filho e que voltasse lá em 3 anos pra repetir os exames. E já foi se levantando e se despedindo! E eu totalmente sem reação! Sem palavras! Sem mais explicações! Sem alternativas! Sem nada!!! E fui saindo junto com ele e ele me despachou! Chorei até chegar em casa! Fiquei muito triste e essas palavras não saíram da minha cabeça. Mas ao mesmo tempo, a reação dele tinha sido tão normal, como se eu não tivesse nada de muito diferente... ele falava rindo, brincando... não me deu nenhum tipo de explicação ou alternativas de tratamento ou qualquer outra informação... foi um misto de "será que eu vou ser mãe? Mas se não é nada de grave..."

Eu estava namorando... e parecia ser pra valer e acabei não preocupando demais por que esse meu namorado era louco pra ser pai e tal. Tanto que noivei ! Acabou que não casei e rompemos! Foi uma época muito dificil, meu casamento estava todo pago, tudo pronto e demorei muito tempo pra me recompor. Não queria pensar em mais nada! 

Mas o tempo não me esperou.... e meus 31 anos chegaram! 

Eu comecei a namorar outro rapaz há 1 ano! E estou apaixonada! Sabe quando você acha que achou o amor da sua vida? Pois eh.. tipo assim! Tudo mil maravilhas .... até minha mãe começar de novo o mesmo papo, todos nossos amigos cobrando casamento, filhos, minha cunhada teve outro bebê e ai "reascendeu" o amor por criança... e tambem já era a hora de refazer os exames. 

E aí... meu mundo começou a ficar cinza nessa hora! 

Voltei naquele médico (que hoje eu vejo a burrice que eu fiz!!!!!!! De ter escutado só ele e ainda ter voltado nele!!! Mas é a clinica "referência" da cidade! A mais cara e mais chique! afffffff vocês vão entender por que tomei ódio do médico de lá). 

Eu já tinha voltado nele algumas vezes pra fazer consultas de rotinas e preventivos. Dessa vez, ele só me pediu pra ficar 3 meses sem anticoncepcional pra refazer o mapa hormonal. ok. parei! 


Os 3 meses se passaram e meu resultado deu 12,9 para FSH.  (o valor referencia é de no máximo 8).
O que isso significa?

O FSH (Hormônio Folículo Estimulante) é o hormônio que estimula a ovulação.
Se a mulher tem uma boa quantidade de óvulos, o nível de FSH é baixo (abaixo de 10). Quando a reserva ovariana está diminuida (próximo da menopausa) os valores começam a subir. Quanto maior o valor do FSH, pior é o prognóstico reprodutivo daquela mulher.
  

Mas eu ainda não sabia desses detalhes e o médico sabichão falou o que?
- "Você tem um exame aqui que está mais alterado. Pra sua idade, ele não podia dar esse valor e com isso você tem 3 opções: engravida agora, não faz nada e entrega o destino pra Deus ou congela os óvulos." -  Desse jeito! Não explicou o que estava acontecendo, por que, o que eu poderia esperar de cada uma dessas 3 opções que eu tinha... mais nada!  

Aí eu falei com ele que eu namorava e que não estávamos pensando em ter filhos agora por que meu namorado não queria ter filhos e as coisas não eram assim, engravidar de outro qualquer tão rápido. E ele só balançando a cabeça. Aí perguntei:

- "Eu não tenho uma opção de tratamento pra esse exame que deu alterado?"

E ele bem seco, foi levantando em direção a porta e me chamando com a mão pra eu me levantar também e sair. E respondeu com o sorriso mais falso do mundo: 
- "Tem! Sexo! Pensa direitinho no que você quer fazer! Fica com Deus!" E me levou até a saída!

Quem é esse medico sensível? Dr. Jorge Abel Nepomuceno, da clínica Origen,  de Belo Horizonte.  

Mais uma vez fui convidada a me retirar da sala dele e ele sorrindo! Com aquele sorriso mais falso do mundo! E eu não tinha reação, gente! Mais uma vez, peguei meu carro e fui chorando pra casa. Nem pra tentar me "vender" o serviço de congelamento o homem não prestou!!! Pelo menos eu ia ter explicações do que que se tratava! Mas nem pra isso!! Ele me expulsou do consultorio!!! Me fez levantar e ja abriu a porta, colocou a mão nas minhas costas e foi andando comigo pra saída! Sorrindo! Como se eu tivesse ido tomar o chá da tarde! Agora, eu me sinto uma idiota! Por que deveria ter falado "opaa! Peraí ! como assim? me explica direito!"... mas eu não tive reação! Eu não sabia o que pensar!


Eu não ia ter filho agora, eu não queria entregar pra Deus e fingir que não estava acontecendo nada e não sabia nada sobre congelar óvulos! Tirei fotos dos exames e mandei para minha cunhada que estava terminando residencia de ginecologia. Ela me respondeu explicando o que era FSH direitinho e que eu deveria consultar um outro especialista em reprodução por que eu deveria estar entrando na menopausa precoce. Foi aí que eu comecei a entender por que que eu estava com esse exame alterado: os meus óvulos estavam acabando! E quando esses óvulos acabam, você entra na menopausa, para de ter menstruação e não pode mais ter filhos próprios. E para eu saber exatamente o quanto minha reserva de óvulos estava afetada, eu deveria fazer um exame endovaginal para a contagem de óvulos. Isso me daria a real noção da minha situação. E com esse exame, eu deveria fazer o impossivel para congelar os ovulos. 

Até então, a palavra menopausa precoce não tinha entrado no vocabulario do medico famoso! Ele não tinha me falado que minha reserva ovariana estava no final ( e ela já estava ruim quando eu tinha 28 anos! Ele já deveria ter me incentivado a congelar meus óvulos lá!!!!! E não ter esperado 3 anos pra refazer o teste!!! E sabe o que eu descobri quando fui em outra clinica com outro medico??? EU NÃO TENHO OVULOS SUFICIENTES NEM PARA FAZER O CONGELAMENTO!!!!!!!!!!!!

SE CONGELA, NO MINIMO 12 OVULOS DE QUALIDADE (voce retira todos os óvulos existentes no ciclo e seleciona, no mínimo os 12 melhores para congelar) !
 EU SÓ TENHO 7 OVULOS POR CICLO!!!! (eu ainda tenho que descartar os óvulos "ruins" dentre esses 7... o que siginifica que pode nem ter 1 ovulos bom")


ENTENDERAM A MINHA REVOLTA COM O MEDICO ????????? Eu refiz o exame depois dos 3 anos! Mas já era tarde demais!!! Se com 28 anos já estava alterado, FSH baixo, ele tinha que ter explicado o que estava acontecendo! Eu não sou médica! Eu não tenho obrigação de saber! 
Pra vocês terem ideia, eu nem sei quanto que o FSH estava com 28 anos, devido a falta de importancia que ele tratou o caso. !

 Eu vou fazer todo o processo de congelamento e pode ser que no final, eu nao consiga congelar nenhum ovulo! O tratamento está custando cerca de 13 mil reais. Caso eu queria tentar retirar outros ovulos em um outro mês, para poder somar aos bons que sobrarem, eu posso. Mas aí, terei que fazer todo um novo processo com mais medicamento e outra coleta... e mais 13 mil reais!  Quem tem 26 mil reais sobrando aí gente?? 

To brava só de estar escrevendo pra vocês! Com raiva pelo descaso com o que eu fui tratada. 
No proximo post eu começo contando sobre as outras duas consultas em duas outras clinicas que eu fui e como comecei o processo! 

Beijos!! E desculpem a raiva! rsrs
















5 comentários:

  1. Boa tarde! Acompanho o teu blog há bastante tempo, você já ajudou tantas pessoas com o seu relato das cirurgias! Espero de coração que você consiga fazer o congelamento dos seus óvulos, que saia tudo direitinho e, num futuro próximo, você possa ter seus bebês! =D Que Deus te abençõe!! Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Oi. Deu tudo certo com o congelamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina... deu.. mas foi pouco.. eu tive que fazer 2 tratamentos.. no primeiro so consegui 2 ovulos e no segundo, consegui mais 4...

      mas agora eu coloquei nas maos de Deus, sabe?
      esperar o que ele reservou pra mim!

      Excluir
  3. Olá, achei seu blog por acaso com informações sobre lipo... e acabei caindo nessa publicação que pra mim foi a mais importante. Tenho 31 anos e também entrei na menopausa precosse.. acredito que desde meus 29 anos pois foi quando começou a parar de menstruar ... embora eu tenha uma filha de 15 anos que já havia nascido de 5 meses ... eu gostaria de ter tido mais filhos... quando detectado nos meus exames meus hormônios alterados comecei um tratamento tomando Qlaira... que é um anticoncepcional que aliviou alguns sintomas... porém não é tratamento... passado um ano o médico me orientou a fazer o uso do "Chip da Beleza" chamado Gestrinona... pesquisei sobre... e fui atrás de uma segunda opinião.. o segundo médico me.passou Tibolona... eu ler a respeito e acabei indo para uma terceira opinião que me pediu alguns exames mas a medicação chamada cicloprimogyna... vou agora procurar um endocrinologista e levar todos exames e.laudos... tá bem difícil vida sexual afetada... humor afetado... estima afetada... mas enfim... se puder me conte se está em algum tratamento... não consigo encontrar nada m internet que me ajude a passar por isso. Bjaoo lindona que de tudo certo pra ti 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ju!!!! me perdoa pela demora!! nao passei por bons caminhos esses ultimos meses e dei uma afastada geral! me desculpa!

      mas aqui... posso te falar?? eu estou completamente desregulada depois desses tratamentos!
      eu tomava Qlaira antes de fazer o processo de congelamento. Porem, depois de uns meses, fui voltar a tomar e nao consegui mais! me deus tanta reação negativa... efeito colateral!

      tentei qlaira, diane (que me tirou tanta a libido e me que deu muita depressao, menina! precisa de ver! ) ai fui numa outra gineco e ela me passou bellara..que dizem que nao tira a libido... ai.. tirou do mesmo jeito e me deu candidiase 2 vezes no mesmo mes!
      resultado! vida sexual pessima!!!

      minhas espinhas estão piores que adolescentes.. e nao estou tomando nenhum...

      e minha tpm está me matando!! resultado? estou perdida!!

      e ai ? que que deu com o chip????
      por favor me conta!

      me manda um email historiasdeumalipo@gmail.com

      por favor!!
      beijos

      Excluir