sábado, 22 de junho de 2013

COLECISTECTOMIA: Cirurgia para Retirada da vesícula biliar

Resolvi sair um pouco do assunto da lipoaspiração e falar da cirurgia que eu precisei fazer para retirar minha vesícula.

Antes de colocar explicações mais formais sobre o assunto, vou contar o que eu sentia:

- Intestino muito preso: ia ao banheiro com dificuldade, cerca de no máximo 2 vezes por semana. Isso fazia com que minha barriga vivesse inchada, estufada e eu mal humorada.

- Dores abdominais: na maioria das vezes, após as refeições eu sentia dores fortes abdominais. No começo achava que eram gases, mas depois, comecei a perceber que eram muito recorrentes e depois que eu comia uma refeição mais farta (tipo almoço, jantar ou lanche mais pesado). Era uma dor misturada, como se fosse uma dor de barriga e uma cólica menstrual.

- Quando comia algo mais gorduroso sempre me sentia mal, inchada mais que o normal: após um churrasco (onde eu sempre comia muita gordura) sentia mal estar e muitas vezes sentia ânsia de vômito depois.

- Gastrite e esofagite crônica: fazia exames de endoscopia digestiva a cada 06 meses para acompanhar minha gastrite e esofagite, que já eram consideradas crônicas. E nada de melhora.

- De remédios, tomava: pantoprazol todos os dias pela manhã de jejum, anticoncepcional via oral e Oxcarbamazepina (anti convulsivante que tomo para minhas tonteiras e desmaios (que já contei um pouco aqui no blog e que explico em outra ocasião))


Enfim, ao mudar de gastro, ele me pediu vários exames e pediu, pela primeira vez um ultra som da vesícula. Ao realizar o exame, foi constatado vários cálculos (pedrinhas). Esses cálculos apareceram muito claramente no exame. E nenhum dos médicos haviam me pedido tal exame, o que me deixou bastante surpresa.

Note que logo na parte de baixo aparecem algumas bolinhas, essas são as pedrinhas (essa foto foi tirada da internet, mas no exame aparecem exatamente assim)

Assim, fui aconselhada a fazer essa cirurgia para a retirada da vesícula (ao contrário do que estamos acostumadas a ver com pedra nos rins, a vesícula é toda removida). E é essa história que vou contar! Como foi o processo de retirada da vesícula, internação, cirurgia, dores, pós operatório, cicatrizes e resultados finais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário