quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vitamina K para não sangrar


Fui levar meus exames para o cirurgião e para a minha surpresa, visto que eu não sei olhar os resultados e interpretá-los corretamente, ele me perguntou como era minha alimentação. Fiquei com uma cara de preocupação na hora, sem saber o motivo da pergunta.

No entanto ele foi me explicar que a minha coagulação não estava uma das melhores. E que uma alimentação boa, rica em verde, poderia estar me ajudando a melhorar essa taxa significativamente. Assim, ele me receitou vitamina K injetável para que eu não viesse a sangrar muito durante a cirurgia.

Ah se eu tivesse ouvido a minha mãe e comido salada todas as vezes...


"Principais fontes na natureza
As melhores fontes de vitamina K na dieta são os vegetais de folhas verdes, tais como folhas de nabo, espinafres, brócolis, couve e alface. Outras fontes ricas são as sementes de soja, fígado de vaca e chá verde. Boas fontes incluem a gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, tomates, espargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis menores na carne de vaca, de porco, presunto, leite, cenouras, milho, na maioria dos frutos e em muitos outros vegetais." site referência




Comecei a tomar as 5 ampolas que ele me receitou. Confesso que eu odeio tomar injeção e que pode ser que eu sinta mais dor do que a maioria das pessoas, mas eu fiquei muito dolorida, ou melhor, estou nesse momento. As injeções são intra musculares (injetado no bumbum, logo abaixo da linha da calcinha) e o local está bem dolorido. A partir da segunda injeção eu sentia queimar enquanto aplicava, um horror! E ainda faltam 2 a serem tomadas. Levo as ampolas no posto de saúde aqui da minha cidade e vou até a sala de injetáveis. É de graça (de graça "vírgula", por que nós pagamos nossos impostos e temos o direito de usá-los em forma de serviços!) e também é mais confiável do que ir em farmácias. Eu estou falando isso por que eu procurei primeiro uma farmácia para que o farmacêutico pudesse me aplicar. Chegando lá ele me perguntou se era a primeira ampola que eu estaria usando ou se já tinha feito o uso do medicamento. Falei que era a primeira e ele se recusou a aplicar, dizendo que se fosse a segunda ampola ele faria. Mas como era a primeira, eu poderia vir a ter alguma reação e ele não poderia se responsabilizar. Ok!!! Tirou o dele da reta! Mas aí caiu a minha ficha que eu estava fazendo tudo errado! E fui ao lugar certo: ao posto de saúde! E foi tudo bem.

E para que eu não fique aqui sem embasamento, peguei uma referência sobre a vitamina K  site aqui para poder explicar melhor:


"O que é vitamina K?

A vitamina K tem uma função muito importante no corpo - auxiliando na coagulação do sangue e na retenção de cálcio, o que ajuda a prevenir osteoporose. Mesmo assim, seu valor como vitamina nem sempre foi conhecido.

A importância de um fator alimentar na coagulação do sangue foi reconhecida inicialmente por um cientista dinamarquês. Em 1929, ele relatou que as crianças que seguiam dietas sem um fator alimentar específico tiveram hemorragia. Seu sangue demorava para formar os coágulos necessários para controlar o sangramento. O fator que faltava era a vitamina K.

As pessoas que têm problema para absorver gordura e, então, vitamina K, e aquelas que fazem tratamento com antibiótico a longo prazo, talvez tenham que tomar suplementos de vitamina K. Quando a coagulação do sangue é lenta, a vitamina K é dada antes de se fazer cirurgia para impedir o sangramento em excesso.


Devido à capacidade da vitamina K de ajudar a produzir a osteocalcina, ela ajuda os ossos a segurarem o cálcio, possivelmente prevenindo a osteoporose. 

Ocasionalmente, as mulheres que têm fluxos menstruais intensos sentem alívio com a suplementação de vitamina K. Mesmo que seus níveis dessa vitamina sejam normais, os suplementos diminuem o sangramento excessivo em algumas mulheres.

Alguns pequenos estudos também revelaram um benefício às gestantes. Pequenas doses suplementares, cerca de 50 mg, geralmente, diminuem a náusea associada ao primeiro trimestre de gestação."



Não sei se foi devido a Vitamina K, mas no dia seguinte da primeira injeção eu estava sentindo tonteiras durante o dia com muito mais facilidade. Não cheguei a procurar meu médico, resolvi esperar um pouco. E hoje, meu terceiro dia, senti uma vez tontura. Mas não como foi no segundo dia. Se persistir entrarei em contato com certeza. 

2 comentários:

  1. sera que mesmo se meu resultado nao der coagulacao demorada e bom eu tomar essa vitamina?

    ResponderExcluir
  2. Nao posso te falar se vai ser bom ou nao.. o mais importante e voce conversar com seu medico sobre isso. eu fiz uma cirurgia de retirada de vesicula que tambem teve um resultado insatisfatorio e meu medico nao me receitou essa injecao. e como eu nao sabia sobre ela, nao mencionei.. isso deve variar muito a cada caso. converse com ele, mas nao tome sem prescricao medica de jeito nenhum.

    ResponderExcluir